icon face  icon twitter  icon youtube

(Santa Teresa Benedita da Cruz,ocd)

“Ser totalmente de Deus, entregar-se a Ele e ao seu serviço por amor, é a vocação, não só de alguns eleitos, mas de todo cristão: consagrado ou não, homem ou mulher...

Todos são chamados a seguir a Cristo. E quanto mais se avança por este caminho, tanto mais se torna semelhante a Cristo, e visto que Cristo personifica o ideal da perfeição humana – livre de toda a mancha, rica de caracteres masculinos e femininos, livre de toda a limitação terrena -, os seus fiéis seguidores são ele elevados acima dos limites naturais.

Por isso, encontramos em homens santos uma bondade e uma ternura feminina, uma solicitude verdadeiramente natural pelas almas a eles confiadas; e nas mulheres santas uma audácia e uma disponibilidade e decisão autenticamente masculinas.

Deste modo, o seguimento de Cristo implica o desenvolvimento em plenitude da vocação original do homem: ser autêntica imagem de Deus; imagem do Senhor da criação, conservando, protegendo e fazendo crescer toda a criatura que se encontra no seu ambiente; imagem do Pai, gerando e educando – por paternidade e maternidade espiritual – filhos para o reino de Deus.

A elevação acima dos limites da natureza, a obra mais excelsa da graça, não se alcança somente com uma luta individual contra a natureza ou com a negação dos seus limites. Alcança-se somente por meio da humilde obediência à nova ordem dada por Deus”.