• A Capela é aberta diariamente ao público para a Missa conventual às 7h00, de Segunda-feira a Domingo.

Atendimento na Portaria: 8h30 às 12h00 e 14h00 às 18h00.

• Para visitas e atendimento pessoal, agendar com antecedência.

• No Advento, Quaresma e no 1º Domingo de cada mês (retiro mensal) não recebemos visitas.





Santa Teresa de Jesus-Preparação para o V Centenario do seu Nascimento

Cipe

Archives Du Carmel De Lisieux

GOT – Grupo de Oração Teresiana

V Centenário Teresiano

Carmelitas - Portugal

Casa Natal de Santa Teresa de Jesús
Carmelitas Descalzos - Ávila
Cristo é o fundamento e conteúdo da mística teresiana, a experiência teologal da oração é a característica mais própria do carisma teresiano.

A vocação das Carmelitas Descalças é um dom do Espírito, que as convida a uma misteriosa união com Deus, vivendo em amizade com Cristo e em intimidade com a Bem-aventurada Virgem Maria; a oração e a imolação fundem-se vivamente com um grande amor à Igreja.

Por isso, em virtude de sua vocação, estão chamadas à contemplação, tanto na oração como na vida. Por exigência do carisma teresiano, a oração, a consagração e todas as energias de uma Carmelita Descalça devem estar orientadas para a salvação das almas. Constituições nº 10

A base carismática é a Humanidade de Cristo! Viver a Regra primitiva, com o auxílio da Virgem à luz da Humanidade de Cristo, que é fonte e razão, graça e responsabilidade do humanismo teresiano, cujas linhas mestras, Teresa as pensou e as traçou para os Carmelos de suas Monjas. A transmissão aos Descalços o fez por meio de São João da Cruz, a quem propõe o mesmo estilo: grande valorização da pessoa, oração, vida fraterna, votos, recreação, etc.

Esta é a experiência de vida de Santa Teresa. É o que ensina e deixa como herança para o Carmelo descalço: a Humanidade de Cristo! O Deus que se faz carne e habita em nosso meio! Pela sua mão, penetrou na vida da Santíssima Trindade e por Ele se entregou ao serviço eclesial por meio do exercício da contemplação apostólica e missionária. Carisma este dado por Deus a nossa santa Madre e pela graça da vocação transmitido aos seus filhos e filhas espirituais, até hoje, pois é este o seu carisma fundacional”.

Carisma de grande atualidade, para o mundo de hoje em que se detecta crise de identidade da pessoa, que tenta se definir sem referência a Deus, o que vai contra a sua dignidade e contra os valores transcendentais. A espiritualidade teresiana, centrada na pessoa, morada de Deus, aberta à comunhão com Ele, capaz de acolhê-lo no mais interior do Castelo, ajuda a tomar consciência de sua dignidade e a descobrir sua verdadeira identidade.
4h40: Despertar

5h: Ofício Divino da Manhã

5h30 às 6h30: Oração silenciosa, pessoal

6h30: Ofício Divino, Hora Terça

7h00: Celebração da Eucaristia

Café / Trabalho (Formação para o Noviciado)

11h00: Ofício Divino, Hora Sexta / Exame de consciência

11h30: Refeição/ Louça / Recreio

13h00 às 14h00: Silêncio sagrado/Tempo livre

14h00: Leitura espiritual de formação

14h45: Ofício Divino, Hora Nona/ Trabalho

16h35: Ofício Divino, da Tarde

17h00 às 18h00: Oração silenciosa, pessoal

18h00: Refeição/ Louça / Recreio

19h35: Ofício Divino, Completas/ Silêncio sagrado

21h00: Ofício Divino, de Leituras/ Repouso
www.carmelodesantos.com.br
R. Dom Duarte Leopoldo e Silva, 50 - Santos/SP