Siga-nos! 

“Gratidão é a memória do coração.”

Motivadas pela graça deste Ano Jubilar, queremos tomar uma atitude Eucarística para fazer memória da ação do Senhor em nossa história, dando espaço para que outros também o façam conosco, razão pela qual estamos convidando os Sacerdotes com suas Comunidades para a um só coração darmos graça ao Senhor da história.

No dia 15 de dezembro, para abertura do Ano Jubilar contamos com a presença de nossa Paróquia São Judas Tadeu, presidindo a Celebração nosso Pároco de então Pe. Antonio Baldan Casal, concelebrando Pe. José Fernandes, então Vigário e Diác. Félix. Estiveram presentes também nossos familiares, amigos e benfeitores. Foi um momento único onde o Senhor veio a nós.

Em Janeiro 2018, primeiro mês do Ano Jubilar foi a vez da Paróquia Santa Teresinha de Itanhaém, com seu Pároco Pe. Nivaldo, Pe. Fábio, Vigário, Ir. Michele (sendo os três membros da Comunidade Missionária Providência Santíssima). Marcaram presença também seus paroquianos, que vieram em “Romaria a este Santuário Interior desta amada Diocese de Santos” para conosco fazer memória da experiência do cuidado e carinho de Deus em nossa história.
“Demos graças ao Senhor porque Ele é bom, porque eterna é a Sua misericórdia.”

Ficamos por aqui, na certeza de que nos encontraremos no Altar do Senhor. Sinta-se convidado e venha você também fazer experiência do poder do Amor do Senhor, nesta casa do Coração de Maria e Porta do Céu.

A partir deste mês, daremos a você a oportunidade de conhecer um pouco da experiência de nosso Clero com nosso Carmelo e a Espiritualidade Teresiana.
Em Jesus, nosso Sumo bem,
Suas Irmãs Monjas Carmelitas Descalças.

Com a palavra os convidados....

Irmã Michelle Batista da Cunha MPS
+ Ave Maria Puríssima

Para mim o Carmelo é um lugar de encontro profundo com Deus; sua estrutura mística e silêncio muito falam para minha espiritualidade e missão.
Não há como separar a vida contemplativa da vida missionária ativa sinal disso é que os dois padroeiros das missões são Santa Teresinha do Menino Jesus e São Francisco Xavier; uma deu a vida na oração e sacrifício do Carmelo e outro gastou a vida na atividade contínua do anúncio do evangelho e missão.
O encontro com as carmelitas e a participação neste ano jubilar nessa celebração eucarística revigora a certeza do chamado e a beleza e riqueza da nossa Igreja. Somos muitos que amamos a Deus e, cada um com seu chamado, contribui para que nosso Deus seja amado, conhecido e adorado. Como é bom saber que em nossa diocese de Santos temos este Carmelo orando por nós há 70 anos, nos apresentando continuamente a Deus no escondimento e silêncio de suas celas.

Deus abençoe nossas carmelitas pelo carinho para com nossa Comunidade Missionária Providência Santíssima, pela amizade e presença de Deus em nossa vida.

Pe. Nivaldo do Nascimento, mps

O Carmelo na minha vida sacerdotal tem grande importância pelo prazeroso saber que as nossas irmãs carmelitas oferecem a Deus suas orações e penitencias por nós sacerdotes. O primeiro Carmelo que conheci e tive contato foi em São João da Boa Vista, quando entrei no seminário, foi algo que me impactou pois eu tinha ideia errada sobre a vida contemplativa achava que eram pessoas tristes e que nunca sorriam porém pude contemplar justamente o contrário.

Depois já como sacerdote conheci o Carmelo de Piracicaba onde tenho uma filha espiritual (Ir. Graça). Nesse Carmelo tive a grata alegria de celebrar a Santa Missa no dia de Santa Teresinha do Menino Jesus que é a santa padroeira de nossa comunidade religiosa, a comunidade missionária Providencia Santíssima, na comunidade todos nós padres e irmãs aprendemos desde o início da formação a conhecer a vida de Santa Terezinha e consequentemente algo sobre o Carmelo.

Hoje me sinto muito feliz por essa dádiva de poder celebrar convosco minhas queridas irmãs, aqui no Carmelo de Santos, nesse tempo de preparação para a comemoração dos 70 anos da fundação desta casa religiosa carmelitana aqui em santos e também será meu primeiro contato com esse Carmelo.

Deus abençoe toda essa comunidade.
Parabéns pelos 70 anos de fundação.

Pe. Fábio José Gerace Guimarães, mps

O que me admira na vida das carmelitas é sua espiritualidade. A mística da unidade do eu com Deus, que nos conduz a busca da transcendência e o sentido da nossa humanidade, que está envolvido na Oração e o Silêncio.Para mim o significado do Carmelo representa todo coração pulsante da oração de nossa diocese.
No meu ministério o significado do Carmelo associa-se no amor e devoção que tenho a Santa Teresinha do Menino Jesus que olhando para sua vivencia e também exemplo de vida de oração e vida comunitária, a história da minha santinha me fez admirar a espiritualidade do Carmelo. Celebrar no Carmelo significa agradecer os dons e carismas que o Espirito Santo suscitou na Igreja para mostrar as vias que nos faz alcançar a santidade. Pois Deus nos dá meios para sermos santos!

 

Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus - Itanhaém
+ Ave Maria Puríssima

Agradecemos a Deus o presente de celebrarmos no Carmelo São José, juntamente com as Carmelitas, o ano jubilar. Foi uma experiência única para nosso povo conhecer e tocar a vida carmelitana. De uma forma especial para entender melhor Nossa Padroeira Santa Teresinha do Menino Jesus, que tão belamente fala do Carmelo, a presença de Deus no silêncio e simplicidade do lugar, a acolhida e alegria das Carmelitas no olhar e no falar e a bela celebração realizada preencheram o coração de todos. O que os deixou sem palavras para expressar os sentimentos da presença e participação nesta celebração eucarística.
Pedimos a Santa Teresinha do Menino Jesus que interceda por nosso Carmelo São José neste ano jubilar e que a reflexão do tema "Herdeiras de um passado, responsáveis por um presente e construtoras de um futuro" tenha sido um momento de gratidão, reavivamento e esperança para todas as monjas.

Deus abençoe nosso Carmelo pelo ano jubilar, convite e acolhida.
Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus - Itanhaém