Siga-nos! 

“Através da oração, dia e noite, aproximais do Senhor a vida de tantos irmãos e irmãs ... Hoje, como então, podemos pensar que o destino da humanidade se decide no coração orante e nos braços levantados das contemplativas”. - Papa Francisco, VDQ

“A nossa vida é estar diante de Deus para todos” - Santa Edth Stein
“É uma comunhão com Deus da manhã à noite e da noite à manhã” - Stª Elisabete da Trindade 

Diariamente dedicamos:

  • grande parte do tempo na participação do Banquete Eucarístico sinal de unidade e vínculo de caridade, que une a Comunidade num só Corpo e num só Espírito;
  • esta participação se prolonga durante o dia com a recitação do Ofício Divino , louvor cantado em nome da Igreja e de todo o Povo de Deus. Tem o seu tempo forte nas duas horas de oração silenciosa em comum que é “tratar de amizade, estando muitas vezes tratando a sós com Quem sabemos que nos ama”( Santa Teresa); isto compromete toda a existência da Carmelita Descalça.
  • uma hora aproximadamente à leitura espiritual para estudar e meditar a Palavra de Deus, do Magistério da Igreja e os dos santos Fundadores do Carmelo;
    tempos de silêncio e retiro na cela para fomentar um clima de oração e solidão;
  • formação permanente;
  • recreação em comum duas vezes ao dia com espontaneidade e alegria;
  • trabalhos manuais e serviços domésticos
  • Nos atos comunitários exprimimos a comunhão com Deus e com as Irmãs, em um compromisso de ajuda e de fidelidade à própria vocação.

 

Trabalhos manuais e domésticos:

“A imitação de Cristo, que em Nazaré quis trabalhar com as próprias mãos, conscientes de que também através do trabalho, associam-se à obra de redentora de Cristo”

Toda a disposição e a ordem interna do Mosteiro devem refletir um clima de paz e de oração. A conservação do Mosteiro e o asseio muito contribui para isso. Cada Monja é encarregada por rodízio dos serviços domésticos seja da cozinha, da faxina e dos demais serviços que exige uma vida de Comunidade.

Os trabalhos manuais são distribuídos segundo as aptidões de cada uma e as necessidades do Mosteiro. Ajudam o nosso sustento a confecção das Hóstias para toda a nossa diocese de Santos, assim como confecção de alfaias, panos de prato e outros.

Recreação:

“Louvamos o Senhor que nos juntou aqui!” Santa Teresa de Jesus
“Deus é alegria infinita” S Teresa de Jesus dos Andes

Para que as Irmãs possam comunicar-se entre si com espontaneidade e alegria, seguindo-se o pensamento de Santa Teresa, temos recreio comum duas vezes ao dia: após a refeição do dia e depois da ceia. Participam dele todas as monjas, colaborando caritativamente para a edificação da Comunidade, no respeito e na afabilidade mútuos, partilhando suas alegrias.
Estes momentos têm a finalidade de dilatar o espírito, deixando-o com ânimo renovado com gosto para as exigências da nossa vida de solidão. O encontro fraterno é como que o descer do deserto para partilhar a energia recebida de Deus.
Nessas horas as Monjas fazem alguns trabalhos manuais.