Visita das Relíquias de Santa Teresa do Menino Jesus ao Carmelo de Santos
14 setembro 2024
Urna contendo insigne relíquias: osso do fêmur e do pé de nossa santa Teresa do Menino Jesus, Carmelita descalça. O que indica que seu desejo de ser Missionária foi um desejo profético e até hoje vem percorrendo a terra!
O culto das Relíquias
(Catecismo Romano)
O culto e invocação dos Santos que adormeceram na paz do Senhor, a veneração de suas relíquias e cinzas, longe de diminuírem a glória de Deus, dão-lhe maior vulto possível, na proporção que animam e reforçam a esperança dos homens, e os induzem a imitarem os Santos.
Pelos milagres, que acontecem junto às sepulturas dos Santos, haverá quem descreia da veneração que lhe é devida, e da proteção que deles recebemos? Homens que estavam privados da vista, das mãos, de todos os seus membros, recuperam sua integridade primitiva; os mortos são restituídos à vida; os demônios são expulsos dos corpos humanos.
E são fatos que santo Ambrósio e santo Agostinho abonam, em suas obas, como testemunhas de absoluta confiança; não por terem ouvido, à maneira de muitos; nem por terem lido, como fazem pessoas de reconhecida autoridade; mas, por terem presenciado pessoalmente.
Para que tantas palavras? Se as vestes, os lenços, a sombra dos Santos, já antes de sua morte, removiam as doenças e refaziam as forças do corpo: quem se atreverá a negar que Deus não possa fazer os mesmos milagres, servindo-se das sagradas cinzas, dos ossos, e outras relíquias dos Santos?
Bem o demonstrou aquele cadáver, lançado por acaso na sepultura de Eliseu. Apenas lhe tocou no corpo, reanimou-se no mesmo instante. (2 Rs 13,21)