Siga-nos! 

TERESA: Segredo e mensagem de um nome

Santa Teresa 15 outubro 2022

Um hinógrafo oriental – assim relata Jesús Castellano Cervera,ocd - compôs, há uns anos um ofício de rito bizantino em honra de santa Teresa. Todo o texto – no original francês – é uma peça poética e há uma das antífonas que reza assim: “A tua vida, bem-aventurada Teresa foi, em tudo conforme ao teu nome: um colóquio divino através de todos os teus dias, e as tuas obras são eloquente palavra acerca de Deus”.

O autor do hino encontrou uma nova etimologia do nome de Teresa - comenta Jesús Castellano. A engenhosa invenção etimológica faz derivar a palavra Teresa da dupla raiz grega conjugada neste vocábulo: Thé (o)-rêsis. O seu significado é, como diz a antífona citada: um colóquio com Deus ou uma palavra acerca de Deus. E, poderíamos mesmo dizer: uma palavra de Deus. Esta nova etimologia serve para explicar o segredo de Teresa e sua missão na Igreja.

Teresa: Uma palavra de Deus. Como os outros santos, Teresa é uma palavra viva de Deus, dita ao mundo para recordar a verdade e a vitalidade do Evangelho. É como uma palavra da Palavra, uma emanação do Verbo de Deus, uma parte desse Evangelho vivo que Deus continua a pronunciar na Sua Igreja. Assim brilha no firmamento da Igreja como palavra de Deus dita a seu tempo, e presente para sempre como mensagem de amor aos homens, exegese viva do mistério da oração cristã.

Teresa: Uma conversação com Deus. É possível sintetizar a vida de santa Teresa neste aspecto original e primário da sua experiência religiosa. Estamos diante desse “trato com Deus”, característico da sua oração como relação de amizade, diálogo ininterrupto e conversação contínua. Basta abrir uma página dos seus escritos para deparar-se nesta experiência singular de uma conversação sincera e comprometida com Deus. É o reflexo do que foi a sua vida, toda ela colóquio com Jesus Cristo nascido na mesma graça de hábil conversadora, de amiga íntima. Por isso ficou como mensagem eclesial de Teresa o seu testemunho e a sua pedagogia de falar com Deus, mas partindo da intimidade e da naturalidade do “trato” amistoso com Deus que é Pai, Irmão, Amigo e Esposo.

Teresa: Uma palavra acerca de Deus. Não só a sua vida, também os livros de Teresa de Jesus. Seus escritos continuam a ser uma palavra viva, autorizada, penetrante e eficaz, acerca de Deus,com vibrações de experiência de quem fala porque ouviu, viu, tocou e foi testemunha do mistério de Deus. Em síntese, eis o segredo e a mensagem do nome de Teresa. Ao dar-no-la à Igreja, Deus disse-a como palavra Sua. Assim Deus e Teresa dizendo-se mutuamente, teceram um diálogo inefável o que constitui valiosa síntese da sua mensagem espiritual para a Igreja: a oração.

Coloquemo-nos diante da experiência e do ensinamento de santa Teresa, estimulados a caminhar rumo à meta com “grande e muito determinada determinação de não parar até chegar a ela (Caminho de Perfeição,21,2 ).

Teresa nos ajude! Teresa peregrina, mulher de caminho, com paixão de horizonte de eternidade, de um sempre mais-além. Às suas monjas costumava exortar: “é preciso começar sempre de bem para melhor”. Já avançada em idade, ainda dirá com jocosa resignação: “Não acabamos de ser santos nesta vida”.