Siga-nos! 

São João da Cruz

14 dezembro - São João da Cruz, Doutor Místico.

Oração da Alma Enamorada

Senhor Deus, Amado meu! Se ainda te recordas dos meus pecados, para não fazeres o que ando pedindo, faze neles Deus meu, a tua vontade, pois é o que eu mais quero: exerce neles a tua bondade e misericórdia, e serás neles conhecido. E, se esperas por obras minhas, para, por meio delas, me concederes o que te rogo, dá-mas tu, e opera-as tu por mim, e venham também as penas que quiseres aceitar, e faça-se. Mas se pelas minhas obras não esperas, por que esperas, clementíssimo Senhor meu? Por que tardas? Porque, se, enfim, há de ser graça e misericórdia o que em teu Filho te peço, toma os meus parcos haveres, pois os queres, e dá-me este bem, pois que tu também o queres.

Quem se poderá libertar de seu baixo modo de agir e de sua condição imperfeita, se não o levantas tu a ti em pureza de amor, Deus meu?

Como se elevará a ti o homem gerado e criado em baixezas, se tu o não levantares, Senhor, com a mão com o fizeste?

Não me tirarás, Deus meu, o que uma vez me deste em teu único Filho Jesus Cristo, em quem me deste tudo quanto quero; por isso folgarei, pois não tardarás, se eu confiar.

Por que tardas em esperar, ó minha alma, se desde já podes amar a Deus em teu coração?

O céu é meu e minha a terra, meus são os homens, os justos são meus e meus os pecadores. Os anjos são meus, e a Mãe de Deus e todas as coisas são minhas. O próprio Deus é meu e para mim, porque Cristo é meu e todo para mim. Que pedes pois e buscas, ó minha alma? Tudo isto é teu e tudo para ti.

Não te rebaixes nem atentes nas migalhas caídas da mesa de teu Pai.